Carta ao leitor do JIO Folia



A era 2000 trouxe um novo mundo: a interação digital.

“Cancelem o ICQ e conheçam o MSN”, disseram os antenados em tecnologia.

O nosso carnaval também foi abraçado pela novidade das redes sociais em meados de 2005. As funções do espaço virtual ganharam novo significado de forma tão rápida que quando vimos já estávamos dentro de fóruns, grupos e comunidades de debates.

 Os comentários dentro da rede eram tão naturais que facilmente qualquer pessoa estava “postando” a sua opinião. Foi dessa maneira que também nasceu o JIO – Júri Imparcial do Orkut. Desde então, já são 10 anos de muito debate sadio, amizades formadas e novas ideias dos moderadores com o intuito de trazer informação e organizar esse novo local de fala.

Porém, por que não investir em blog? O nicho de jornalismo do carnaval mostrava que era possível organizar as informações dentro de uma plataforma, fazer entrevistas e sonhar com a nossa menina dos olhos: a cobertura ao vivo dos desfiles. Já tínhamos profissionais de comunicação e fotografia dentro do grupo dos apaixonados pelo maior espetáculo da Terra. Por que não tentar? 

Deixamos de sonhar. Em 2018, realizamos a nossa primeira cobertura direto do Anhembi. Nossa equipe tinha duas jornalistas na área reservada a imprensa, um fotógrafo na avenida e repórteres nas arquibancadas. A quantidade de visualização em nossas matérias só nos alegrava durante a cobertura, fato esse que nos motivou a continuar na divulgação de notícias e matérias no pós-carnaval. Entre erros e acertos de uma porta recém-aberta, as nossas matérias chegam a alcançar mais de 35.000 acessos sem a necessidade de impulsionar as postagens, ou seja, apenas de forma orgânica. 

Porém, ainda estamos lutando pelo reconhecimento do nosso jornalismo dentro das escolas e nos grupos sobre o carnaval. Por isso, como forma de esclarecimento, reafirmamos que o grupo do Facebook é formado por amantes do samba e pessoas interessadas em debater de forma pacifica o mundo do carnaval, tanto do eixo Rio-São Paulo e também de Parintins. Já a Imprensa JIO é responsável pelas matérias e notícias publicadas no portal oficial. A equipe é formada por profissionais formados na área de comunicação e que reafirmam o seu compromisso com a informação e a divulgação de forma íntegra, com assuntos pertinentes e de interesse a você, sambista. Sem clubismo ou defender chapa, a única bandeira que nós, da Imprensa JIO, levantamos é de amor ao samba e respeito a todos, sem distinções!  

Um grande abraço, 

Imprensa JIO Folia.

Comentários