Festival de Parintins 2016 - "Olhar de Torcedor" com Hanna Souza!

Júri Imparcial do Orkut - JIO está iniciando a cobertura do Festival de Parintins 2016 com o seu quadro ''Olhar de Torcedor"!

O quadro consiste em entrevistas com os torcedores e admiradores do Carnaval de SP, RJ e Festival Folclórico de Parintins, onde os entrevistados contarão de onde surgiu a paixão por tais festas, momentos marcantes, qual escola ou boi de preferência e suas opiniões sobre tais espetáculos!

Hoje iniciamos a temporada de 2016 do "Olhar de Torcedor" voltado para Parintins com Hanna Souza (foto), torcedora fanática do Boi Bumbá Caprichoso! Hanna é manauara, universitária e está indo para seu segundo ano no corpo de jurados do Júri JIO Parintins!


Aproveitamos para lembrar que as inscrições do Júri JIO Parintins 2016 já estão abertas, restam poucas vagas, então, se você quer "brincar" de ser jurado do Festival de Parintins desse ano, basta fazer sua inscrição acessando o link abaixo: 

https://www.facebook.com/groups/322429851161799/permalink/1082174798520630/

Vamos as perguntas:


1- A quanto tempo você é torcedor do Boi Caprichoso e por que escolheu ele?

Hanna Souza: Bom, eu sou Caprichoso desde os 7 anos. Quando era mais nova, minha mãe mandava eu torcer pro contrário, que é boi que ela ama. Quando fiz 7 anos, me "revoltei". Eu comecei a achar o Caprichoso mais fofo, bonito e me encantei.

2- Quais os momentos mais marcantes que você já vivenciou do Boi Caprichoso? E por quê?

Hanna Souza: Tem tantos, mas pra mim o mais impactante foi a vitória de 2007. Eu não aguentava mais chorar derrota rs. A gente vinha de 3 derrotas seguidas, e a vitória de 2007 foi como resgatar a energia positiva, a felicidade, a vontade de ser torcedor.

1º Noite do Boi Caprichoso 2007

2º Noite do Boi Caprichoso 2007

3º Noite do Boi Caprichoso 2007

Boi Caprichoso Campeão de 2007
3- Quais os momentos mais marcantes que você já vivenciou do Boi Garantido? E por quê?

Hanna Souza: Eu acho que 2009. Foi o ano da superação deles, o boi estava afundado (literalmente) e eles se ergueram na base da raça e do amor. E consagrou campeão merecidamente. Cada discurso do Israel tocou na alma, pois eu imaginava se fosse com o meu boi. 2009 realmente foi o ano do Garantido.

Boi Garantido 2009

Boi Garantido 2009.

4- O que você tem a dizer sobre os acontecimentos dos últimos meses a cerca de cortes de verbas, fim de parcerias e apoios à festa e até as sugestões de cancelar uma noite de apresentação do festival de 2016?

Hanna Souza: Olha, eu sei que o dinheiro não vai pra saúde rs. Eu moro no Amazonas e sinto o descaso do governo com tudo no estado, e cortar verba de algo que vai trazer um retorno muito maior, é simplesmente ridículo, ainda mais com uma desculpa esfarrapada. Mas olhando pelo outro lado, assim os bois criam vergonha na cara e andam com as próprias pernas. O fato é: todo mundo monopolizou os bois, exceto os próprios bois. Não é difícil ver alguém crescendo às custas dos bois, ganhando dinheiro e tudo mais. Enquanto isso, os bois vão vivendo de migalhas do governo.


5- Em sua opinião, qual a importância que tem o Festival Folclórico de Parintins para você e para a região?

Hanna Souza: A maior importância é a demonstração da nossa cultura e a economia. O mundo conhece o Amazonas pelo festival dos bois, pela grandeza da festa e eu acho isso maravilhado. É bom saber que nossa festa é reconhecida. Enquanto à economia, sabemos que os bois devolvem grandes quantias através de impostos aos cofres públicos e que se não fosse pela péssima administração do atual governo, não estaríamos nesse aperto.

Boi Garantido (branco) e Boi Caprichoso (negro).
6- Se você pudesse alterar alguma coisa no Festival, seja regulamento, estrutura ou qualquer coisa, o que você alteraria?

Hanna Souza: Eu só queria acabar com essa história de compra de jurados. Eu quero um festival em que um boi vença na arena, não nos bastidores.

7- Quais suas expectativas para as apresentações do Boi Caprichoso no festival de 2016?

Hanna Souza: Confesso que não tenho muitas. Acho que teremos um 2015 maquiado com a cara de Parintins. Mas ainda assim, um boi criativo e luxuoso.

8- Quais suas expectativas para as apresentações do Boi Garantido no festival de 2016?

Hanna Souza: Confesso que espero bem mais que o Caprichoso rs. Sei que a falta de recurso trará de volta um Garantido criativo e emocionante, como aquele de 2009.

9- Qual o sentimento que você tem quando acompanha o Festival de Parintins?

Hanna Souza: De amor, êxtase, emoção e tudo mais. Eu cheguei a um ponto de não me emocionar apenas com o boi que torço, e sim com ambos. Eu amo o Festival e toda energia que ele traz. São poucas coisas que me fazem feliz, o Festival é uma delas.


10- Para finalizar, qual é a sua toada preferida do Festival de Parintins?

Hanna Souza: Tocaia Kagwahiva. Eu tô muito ansiosa pra vê-la na arena.



Comentários